Jayme de Oliveira é homenageado com Troféu Dom Quixote

Instituído em 1999, o Troféu Dom Quixote premia personalidades do mundo jurídico.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, foi agraciado com o Troféu Dom Quixote de La Mancha, concedido pela Revista Justiça & Cidadania e a Confraria Dom Quixote. A outorga do prêmio ocorreu na noite desta quarta-feira (9), no auditório da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Instituído em 1999, o Troféu Dom Quixote premia personalidades do mundo jurídico, reconhecidas pela atuação destacada em defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da Justiça e dos direitos de cidadania. O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fez a entrega do troféu ao presidente da AMB.

Na ocasião, também foi entregue o Troféu Sancho Pança, que homenageia as personalidades que já receberam o Dom Quixote e que se mantiveram fiéis aos mesmos princípios, além da Medalha do Mérito Justiça & Cidadania.

Em breve discurso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou que é uma honra participar da premiação, que já faz parte da Justiça brasileira. O juiz federal norte-americano Peter Messitte, um dos premiados, falou em nome dos agraciados e agradeceu a homenagem recebida. Ele destacou também a eficiência e competência do Judiciário brasileiro. Por sua vez, o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, falou que o Brasil precisa neste momento cultivar valores como a ética e a moral.

Em sua participação, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu um Judiciário forte e independente. Último a falar, o diretor da revista, Thiago Sales, declarou sua gratidão pela Magistratura brasileira.

Acompanharam a solenidade, Julianne Freire Marques (vice-presidente de Direitos Humanos e presidente da Asmeto), Maria Isabel da Silva (vice-presidente Administrativo), Sérgio Ricardo de Souza (diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura ENM/AMB) e Edmundo Franca (assessor da Presidência); e os presidentes de associação Elayne Cantuária (Amaap), Renata Gil (Amaerj) e Ney Alcântara (Almagis).

Confira a lista completa de homenageados:

Ministro João Otávio de Noronha (presidente do STJ)
Ministra Rosa Weber (presidente do TSE)
Ministro Brito Pereira (presidente do TST)
Ministro Edson Fachin (STF)
Ministra Cármen Lúcia (STF)
Ministro Rogerio Schietti (STJ)
Ministro Ribeiro Dantas (STJ)
Ministro Evandro Lopes (TST)
Ministro André Mendonça (AGU)
Ministro Carlos Velloso Filho (TSE)
Renata Gil (presidente da Amaerj)
Richard Pae Kim (secretário especial do CNJ)
Marcus Lívio (juiz federal)
Peter Messitte (juiz federal norte-americano)
Fernando Mendes (presidente da Ajufe)
Deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ)
Wilson Witzel (governador do Rio de Janeiro)
Octavio Lazari Jr (presidente do Banco Bradesco)
Carlos Alberto Rodrigues (membro do Conselho de Administração da Organização Bradesco)
Murilo Portugal Filho (presidente da Febraban)
Advogada Maria Conceição Coelho
Médico cardiologista Roberto Kalil Filho

Publicado em 10 de outubro de 2019

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro