AMB participa da abertura do 117º Encontro do Conselho dos TJ’s

Espaço de diálogo e de reflexão sobre temas relevantes para a Justiça estadual brasileira.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, acompanhou, nesta quinta-feira (1°), a abertura do 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que reuniu os presidentes das Cortes estaduais de todo o País, em Porto Alegre (RS).

Espaço de diálogo e de reflexão sobre temas relevantes para a Justiça estadual brasileira, bem como para o Judiciário nacional, o encontro sediado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), já passou por todas as capitais brasileiras, em quase três décadas de existência, como lembrou em seu pronunciamento o presidente do Conselho e do TJRS, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro.

Ao abrir o evento, Zietlow chamou a atenção para a necessidade de independência e harmonia entre os três poderes para que possam funcionar plenamente e “em perfeito equilíbrio”. Ressaltou, no entanto, que não há Poder Judiciário independente sem autonomia financeira para gerir seus recursos. Ele destacou, ainda, a importância dos tribunais de Justiça estaduais em face da responsabilidade de julgar cerca de 80% dos processos que tramitam no País, o que corresponde a 80,1 milhões.

O encontro segue até esta sexta-feira (02) quando acontecem as discussões internas. As atividades serão iniciadas com a palestra do ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre o tema “A Magistratura do Século XXI”. Ao final do Encontro deve ser divulgada a Carta de Porto Alegre com as conclusões e deliberações do colegiado.

Estiveram também no evento o vice-presidente de Assuntos Legislativos, Jerson Gubert, o assessor da Presidência Fernando Cury, a presidente e o vice-presidente da Ajuris, Vera Deboni e Orlando Faccini Neto, respectivamente.

Publicado em 7 de agosto de 2019

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro