Passageiro de avião poderá perder o direito à franquia de bagagens

A ANAC está propondo que os passageiros paguem por toda a bagagem que levar.

Para quem gosta ou precisa viajar de avião, com a finalidade de fazer turismo, trabalhar ou qualquer outra razão, terá que reservar uma importância maior para viajar, caso seja aprovada a proposta da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, no que se refere às bagagens.

O direito do viajante de avião à franquia das bagagens, normalmente de vinte e três quilos nos voos nacionais e de trinta e dois quilos nos voos internacionais está prestes a ser suprimido por decisão da ANAC, através de Resolução, que se aprovada valerá a partir de 2018.

A OAB nacional está estudando a possibilidade de ajuizamento de uma ação judicial para evitar a aprovação da mencionada resolução que dará direito as empresas de aviações a cobrar por todas as malas despachadas.

A desregulamentação da franquia de bagagem atualmente existente, segundo a ANAC permitirá que o Brasil possua um sistema de baixo custo da mesma forma do que já existe na Europa e nos Estados Unidos, sendo uma tendência mundial.

Para baixar os custos das viagens já foi proposto por companhias de aviações europeias, a permissão para estruturarem cabines para os passageiros viajarem em pé, mas, a ideia não foi adiante.

Já no Brasil a fórmula mágica para tentar baixar os custos das viagens de avião está na proposta de cobrança, separadamente, de malas, alimentação durante a viagem e outros serviços.

Para o consumidor o que existe é uma estratégia para cobrar mais e não para baratearas passagens, até porque não existe nenhuma prova de que os valores das passagens realmente tenham seus preços reduzidos após as alterações.

É bom lembrar que o direito a franquia das bagagens é um direito adquirido e nada justifica a supressão desse direito.

A ANAC também quer limitar à refeição, bem como a hospedagem em casos de atraso de voos por mais de quatro horas, tendo o passageiro direito apenas por um dia.

Como forma de compensação o passageiro teria direito a dez quilos ao invés de cinco nas bagagens de mão.

Outra compensação seria a possibilidade de o passageiro transferir o bilhete para outra pessoa antes da realização do check-in.

Após o fim do prazo da consulta pública a ANAC passará a discutir se regulamenta as mencionadas alterações nos direitos dos passageiros de aviões.

Informar é um compromisso do Portal Justiça, e neste sentido que mantemos nossos usuários atualizados e antenados com as notícias que giram cada vez mais rápido nesse mundo globalizado.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 23 de julho de 2016

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro