Lamachia e Ricardo Breier percorrem subseções do interior gaúcho

Eles visitaram Uruguaiana, Quaraí e Santana do Livramento, realizando a primeira Interiorização da OAB-RS em 2019.

Brasília e Porto Alegre – Os presidentes da OAB Nacional, Claudio Lamachia, e da Seccional gaúcha, Ricardo Breier, percorreram mais de 1.300 quilômetros pelo interior do Rio Grande do Sul nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, respectivamente. Eles visitaram Uruguaiana, Quaraí e Santana do Livramento, realizando a primeira Interiorização da OAB-RS em 2019.

Na passagem por Uruguaiana, Lamachia relembrou momentos históricos e a importância da Subseção. No começo do seu primeiro mandato como presidente da OAB-RS, em 2007, ele foi convidado para assinar a doação de terreno para a construção da subseção no município. E, posteriormente, como presidente nacional da OAB, teve uma passagem emblemática. “Foi a primeira subseção em todo país que visitei após assumir a OAB em Brasília. Respeitamos e valorizamos o trabalho das subseções. E aqui sempre tivemos grande apoio e reconhecimento”, reforçou Lamachia.

Já Breier comunicou que uma edição do Colégio de Presidentes de Subseções será realizada no município, dentro dos próximos três anos. “Vamos planejar esse encontro para este segundo mandato”, destacou. Na ocasião, estiveram presentes advogados e advogadas de Uruguaiana e Itaqui. O anfitrião do encontro foi o presidente da Subseção local, Maurício Félix Blanco. 

Também estiveram presentes os ex-presidentes da subseção de Uruguaiana Luiz Machado Stabile, Lauro Beheregaray Delgado e Eli Leonetti; o delegado da CAA-RS em Uruguaiana, Paulo César de Mello Kleinübing; a vice-presidente da subseção de Itaqui, Denise Lewandowski; a presidente e a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) de Itaqui, Rudiana Dilkin e Leticia Ramos Viana.

Quaraí

Na noite de segunda-feira, os presidentes chegaram a Quaraí, onde aconteceram diversas homenagens. Emocionado com a acolhida, Lamachia lembrou que sua família tem raízes no município. “Foi uma alegria especial ter inaugurado, na segunda gestão à frente da OAB-RS, a sede da Subseção aqui na minha terra. E, agora, finalizando meu mandato à frente do Conselho Federal da OAB, retorno para a inauguração desta ampliação numa noite de posse”, frisou. Lamachia salientou a importância das direções da OAB manterem relações harmoniosas em busca de melhorias para a advocacia. 

Tomaram posse o novo presidente da Subseção de Quaraí, Éder Fabiano Pereira de Oliveira; o vice-presidente Alcides Augusto Rodrigues de Oliveira; a secretária-geral, Margarete da Silva Murillo; a secretária-geral adjunta, Elisandra Broglio Dorneles; e o tesoureiro, Francisco Luzardo da Silva Gonzalez.

Santana do Livramento

A etapa da Interiorização da OAB-RS foi fechada com a passagem por Santana do Livramento. Lamachia destacou o espírito de união da advocacia gaúcha. “Plantamos uma semente lá em 2007, quando assumi a OAB-RS pela primeira vez. E, 12 anos depois, posso afirmar com tranquilidade que esse espírito de união da nossa classe é algo que me orgulha e faz a diferença”, ressaltou. Ele relembrou várias conquistas para a advocacia na última década, agradecendo o apoio das subseções para superar os desafios e temas polêmicos.

O presidente Breier, por sua vez, destacou que, mesmo sendo os primeiros dias do novo ano, a diretoria da OAB/RS já está na estrada mantendo contatos com as subseções. “É um sinal de que vamos trabalhar ainda mais. Tivemos mais de 70% de aprovação do nosso primeiro mandato, e temos essa responsabilidade”, frisou. “Vamos focar ainda mais na valorização da advocacia. E estar perto dos colegas é um importante combustível para essa motivação”, destacou.

Segundo o presidente da Ordem gaúcha, uma das prioridades dos próximos três anos será fortalecer o trabalho da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) e da Escola Superior da Advocacia (ESA). “Pretendemos estabelecer e ampliar convênios com as subseções. Ao mesmo tempo, vamos divulgar os cursos oferecidos, bem como buscar mais diversificação a fim de qualificar e manter atualizados nossas advogadas e advogadas para que possam desempenhar suas atividades com competência”, salientou.

Anfitrião do encontro, o presidente da subseção de Santana do Livramento, Glênio Cardoso Lopes, agradeceu a presença de Breier e Lamachia, salientando a competência dos dois dirigentes na condução de seus mandatos. “Hoje, podemos falar num Sistema OAB forte e reconhecido. E isso se deve muito ao trabalho de vocês”, elogiou. Na passagem por Santana do Livramento, Breier e Lamachia tiveram encontro o prefeito do município, Ico Charopen. Na oportunidade, os dois dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil foram agraciados com o título de “Hóspede Honorário”. 

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RS


Publicado em 8 de janeiro de 2019
Fonte: Portal OAB

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro