Lamachia lamenta morte de advogado no RS e cobra apuração célere do crime

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, manifestou na noite desta quarta-feira (12) suas condolências a familiares e amigos do advogado Itomar Espindola Dória, assassinado a tiros nesta tarde, em Taquari, no Rio Grande do Sul. Investigações preliminares dão conta que o assassino desceu de um carro, entrou no escritório e solicitou consulta com a vítima. Tão logo Dória surgiu, o homem atirou várias vezes contra o advogado e fugiu.

“É com tristeza e profundo pesar que recebemos a notícia da morte do advogado Itomar Espindola Dória. A OAB manifesta suas condolências a familiares e amigos neste momento de perda e dor imensuráveis. Que nossa solidariedade sirva de conforto e possa de alguma forma amenizar a dor de familiares e amigos”, afirmou Lamachia, que estendeu, em nome de todo o sistema OAB, sua manifestação de solidariedade a OAB-RS e a toda advocacia gaúcha.?

Lamachia declarou que o crime contra a advocacia carrega sempre uma tentativa de intimidação da própria sociedade. “A sociedade também é vítima quando a advogada ou o advogado são vitimados desta forma, já que a advocacia tem a função constitucional de falar pelo cidadão, sendo essencial para a democracia. Por isso, é fundamental que defendamos de maneira intransigente o livre exercício da profissão. Não teremos uma sociedade livre, justa, igualitária e democrática se advogados e advogadas não tiverem suas prerrogativas respeitadas”, disse o presidente da OAB.

Ele  destacou também que o momento de dor deve ser respeitado, mas que o necessário esclarecimento do crime e punição dos responsáveis deve ser prioridade. “Nossa compaixão vem acompanhada de indignação com este crime. Este crime, na medida que se relaciona com a atuação como advogado da vítima, revela-se um atentado ao próprio sistema da justiça”, declarou Lamachia.

Publicado em 12 de dezembro de 2018
Fonte: Portal OAB

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro