AMB ingressa em procedimentos instaurados no CNJ sobre o Provimento 71/2018

O Provimento 71 da Corregedoria, dispõe sobre o uso do e-mail institucional pelos membros e servidores do Poder Judiciário e a manifestação nas redes sociais.

Nessa segunda (3), a AMB, cumprindo deliberação da última reunião do Conselho de Representantes da entidade, ingressou como interessada em oito feitos que tramitam em desfavor de magistrados perante o CNJ sobre o Provimento 71 da Corregedoria, que dispõe sobre o uso do e-mail institucional pelos membros e servidores do Poder Judiciário e a manifestação nas redes sociais.

Para a AMB, o ingresso da Associação se justifica porque os autos versam sobre tema de relevante interesse da Magistratura brasileira, transcendendo os limites subjetivos do procedimento, na medida em que o objeto do procedimento consiste em apuração de responsabilidade disciplinar a partir de manifestação de magistrado em redes sociais, a pretexto de violação à vedação de atividade político-partidária.

A entidade defende que as manifestações dos magistrados em redes sociais não materializam a conduta vedada pelo texto constitucional. Sustenta, ainda, que os magistrados, como todos os cidadãos inseridos na sociedade, podem exercer com liberdade o direito de se expressar, a teor do art. 5o, IV, da CF, desde que o façam sem excessos e respeitando a vedação expressa na Loman.

Os processos estão na pauta de julgamento da próxima terça-feira (11) do Plenário do CNJ.

Publicado em 6 de dezembro de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro