AMB participa de seminário do CNJ que discute o papel da mulher no poder estatal e na sociedade

O evento, promovido pelo CNJ, visou debater a temática da mulher no poder estatal e na sociedade.

A vice-presidente Institucional da AMB e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil, participou da abertura do seminário “Elas por Elas” no Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta segunda-feira (20). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visou debater a temática da mulher no poder estatal e na sociedade.

Ao abrir o seminário, a presidente do STF e do CNJ, ministra Cármen Lúcia, ressaltou que a necessidade de discutir o assunto se deve a situação do País de muita violência contra a mulher, com tantos casos atuais de feminicídio.

“Se somos maioria da população, é estranho que não sejamos respeitadas naquilo que há de mais central no Estado Democrático de Direito, que é o respeito à dignidade humana. Temos o direito de sermos iguais na nossa dignidade e diferentes na nossa individualidade.”

Para a vice-presidente Institucional da AMB, trata-se de “momento único em que temos cinco grandes lideranças do sistema de Justiça do sexo feminino. O seminário também pontua a semana de combate à violência doméstica, que se inicia em todos os estados da federação com mutirões e inauguração de espaços próprios para as vítimas de violência doméstica. É um momento importante em que a sociedade civil organizada se une ao setor público para discutir a ascensão feminina nesses universos”.

Painéis

Os painéis foram compostos por representantes femininas ocupantes de altos cargos no Estado e de nome na sociedade. O primeiro painel, com o tema “A mulher no poder estatal”, contou com a participação da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz; da ministra do STF Rosa Weber; da procuradora-geral da República, Raquel Dodge; da advogada-geral da União, Grace Mendonça; e da procuradora-geral junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Cristina Machado.

Já para discutir a temática “A mulher e o poder na sociedade”, o segundo painel teve a participação da presidente da Rede Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; da presidente da Goldman Sachs, Maria Silvia Bastos; da presidente da Rede Sarah de Hospitais, Lucia Braga; da primeira-secretária da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado; da cantora Alcione, e da sócia-fundadora da Betânia Tanure Associados, Betânia Tanure.

Publicado em 20 de agosto de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro