TST entrega comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2018

Uma das comendas foi entregue ao empregado com mais tempo de serviço na mesma empresa, Walter Orthmann, que há 80 anos é empregado da Renaux S.A.

O Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta terça-feira (14), a solenidade de entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho a 45 agraciados, entre ministros, personalidades, agentes públicos e instituições. A cerimônia, que ocorre anualmente desde 1970, homenageia quem se destaca no exercício de sua profissão, serve de exemplo para a sociedade ou, de algum modo, contribui para o engrandecimento do Brasil.

Instituições

Coube ao presidente do TST, ministro Brito Pereira, entregar a comenda às duas instituições homenageadas este ano. A primeira é o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1954 e em 1981, o Acnur visa proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas, com o intuito de garantir seus direitos humanos. No mundo, o Alto Comissariado atende cerca de 68 milhões de pessoas submetidas a deslocamento forçado e, no Brasil, tem escritório central em Brasília e unidades em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Boa Vista (RR).

A outra instituição que recebeu a comenda foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF). Fundada em 1964, ela atende gratuitamente pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e desenvolve programas voltados para a educação profissional, o desenvolvimento acadêmico, a inserção e o acompanhamento no trabalho. Também oferece projetos de arte, esporte, cultura e lazer. A entidade beneficia cerca de 730 pessoas por ano.

Personalidades

Entre os agraciados em 2018, estão os ministros de Estado da Justiça, Torquato Jardim, e dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, o ministro Luiz Alberto Gurgel, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Romão Cícero de Oliveira.

Empregado mais antigo do mundo

Destaca-se também a comenda entregue ao empregado com mais tempo de serviço na mesma empresa, Walter Orthmann, que há 80 anos é empregado da RenauxView (antiga Indústrias Renaux S.A.), em Santa Catarina.  É um recorde mundial certificado pelo Guinness World Records. Ele agradeceu a homenagem, considerou-a importante e falou qual a receita para trabalhar por tantas décadas e não ter vontade de parar. “Não existe segredo. Precisamos cuidar de nossa saúde, ter uma boa dose de disciplina e gostar do que fazemos. Amo viver, amo acordar todos os dias e começar uma nova história”, afirmou.

O escritor, médium e orador espírita Divaldo Franco agradeceu o recebimento da comenda no Grau Comendador. “Recebo como um estímulo ao prosseguimento da luta e da doutrina espírita, sem a qual eu não estaria aqui”, destacou. “Agradeço aos nobres ministros que apoiaram, por unanimidade, a indicação do meu nome”.

Ordem do Mérito

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) é concedida em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual. O conselho é formado pelo presidente e pelo vice-presidente da Corte, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, pelo ministro decano e por mais dois ministros indicados pelo Órgão Especial.

A galeria de fotos da solenidade está disponível no Flickr do TST.

(GS/CF)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
[email protected]
Publicado em 14 de agosto de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro