A decisão de adotar diante do ideal e do real

O projeto foi idealizado, em 2017, pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza.

Juízes lançam projeto que busca promover encontros entre crianças e adolescentes e pretendentes à adoção

Ampliar a adoção de crianças a partir dos oito anos, adolescentes, grupos de irmãos ou mesmo de crianças com problemas de saúde é o foco do projeto “O Ideal é Real – adoções necessárias”, que será lançado nacionalmente, em Brasília, no próximo dia 14 de agosto. A iniciativa é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Câmara dos Deputados e dos ministérios do Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos.

O projeto foi idealizado, em 2017, pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, titular da 4ª Vara de Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover encontros entre crianças e adolescentes e os pretendentes à adoção e já colhe bons resultados. Várias adoções foram concluídas a partir desses encontros, como um casal que desejava apenas bebês e acabou adotando uma criança de 12 anos e um outro que desejava um bebê saudável e adotou uma menina com microcefalia.

A menina Alice, hoje com dois anos, foi escolhida como o símbolo do projeto. Ela nasceu com microcefalia, paralisia cerebral e epilepsia e foi adotada, em fevereiro do ano passado, pelo casal Luciana Vilella e Thiago de Paiva. Eles estavam habilitados para um bebê sem doenças, mas mudou de ideia ao conhecer Alice. “Foi um encontro quase espiritual. Quando vi, pensei: ela é minha filha”, disse Luciana, à época. Hoje, o casal trabalha para legalizar o Instituto Alice, especializado em neurorreabilitação infantil, e estará presente no lançamento nacional do projeto, em Brasília.

O magistrado Sérgio Ribeiro não contabiliza os resultados do projeto, mas comemora histórias felizes, como as de dez adolescentes do Rio de Janeiro que foram adotados a partir de encontros promovidos pelo apadrinhamento afetivo. O apadrinhamento não propõe a adoção em um primeiro momento, e sim a vivência de crianças e jovens no cotidiano de uma família, aproximando-os dos seus novos pais adotivos.

Para o magistrado, promover o encontro entre adotantes e os grupos de adoções necessárias, ou seja, aqueles que têm mais de oito anos, com irmãos ou doenças pré-existentes, é a melhor estratégia para mudar a ótica do “filho idealizado”. “O nosso objetivo é, depois do lançamento nacional do ‘O Ideal é Real’, percorrer o Brasil, visitar abrigos e mostrar às muitas varas de infância que a estratégia funciona, além de conhecer iniciativas semelhantes para troca de experiências entre colegas. Precisamos disseminar esse trabalho para mudar as estatísticas da adoção no Brasil”, concluiu Sérgio Ribeiro.

 

14 de agosto, às 17h

Salão Nobre – Câmara dos Deputados

Cândida Bittencourt – (61) 2103.9042/ 99960.5560 / 99943.2390

Publicado em 13 de agosto de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro