Atuação da AMB é destaque em seminário, no Paraná

O evento foi promovido pela Amapar, com apoio do Tribunal de Justiça do Paraná.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, encerrou, nesta sexta-feira (10), a programação do seminário Diálogo Institucional entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Magistratura Paranaense, em Foz do Iguaçu. O dirigente, ladeado pelo presidente da Amapar e diretor de Relações Internacionais da AMB, Geraldo Dutra, falou aos magistrados sobre as tratativas da entidade em prol dos projetos de interesse da Magistratura e foi bastante aplaudido ao final da explanação.

Ele iniciou falando sobre a mudança do papel das associações de magistrados, desde a criação aos dias atuais, e do protagonismo que conquistaram na defesa da categoria. Jayme de Oliveira abordou as áreas de atuação da associação, explicando como funcionam e as ações desenvolvidas, no intuito de aproximar os magistrados do dia a dia da entidade.

Ele citou os convênios firmados com universidades internacionais, a exemplo do convênio de Cooperação Internacional Institucional em Docência e Investigação firmado entre a AMB e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, e anunciou a possibilidade de um encontro de juízes da América do Sul, em Foz do Iguaçu (PR), para o próximo ano.

Anunciou, também, em primeira mão, um novo curso online de gestão emocional, desenvolvido exclusivamente para associados da AMB pelo doutor em psicanálise e escritor, Augusto Cury, ainda sem data de lançamento, por conta do processo de desenvolvimento da plataforma.

Na área cultural, o presidente adiantou o lançamento, em 2019, do Concurso Nacional de Literatura, em parceria com a Academia Paulista de Letras, que formará a banca avaliadora. A iniciativa faz parte das comemorações dos 70 anos da AMB.

Na ocasião, destacou as duas pesquisas da Associação em andamento, que pretendem entender a visão da população sobre o Judiciário e fazer um raio-x dos magistrados do País. Uma delas, a interna “Quem Somos. A Magistratura que queremos”, ainda está disponível para participação dos associados.

Sobre a participação de magistrados na política, o presidente destacou o posicionamento contrário da Magistratura nacional. “Nossa força está na nossa instituição, nossa carreira, nossa postura, nos 18 mil magistrados que honram a toga”, disse Jayme de Oliveira. O tema foi colocado em discussão na reunião de Representantes, no último dia 08, em virtude da recente ação da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que propõe ao Supremo a inconstitucionalidade do artigo 128, parágrafo 5o, inciso II, alínea “e”, da Constituição. O texto veda o exercício de atividade político partidária a membros do Ministério Público.

O magistrado explicou, ainda, que em virtude da importância de alguns temas para a magistratura nacional como a Loman, o novo CPP, Resolução 219 do CNJ, o Relatório Justiça em números e a reforma estatutária da associação, a AMB criou grupos de trabalhos para analisar e propor melhorias nos temas em questão. Ele discorreu sobre a linha de trabalho desenvolvida. “Nossa preocupação é olhar para essas reformas no que tange a Magistratura”, disse.

No âmbito jurídico, Jayme de Oliveira explicou como funciona o apoio que a AMB oferece aos associados, em Brasília. De acordo com o dirigente tramitam, no Supremo, 135 processos de interesse da Magistratura ou de associados. “Parece pouco quando falamos em número, mas cada processo é visto de maneira isolada e cuidadosamente analisado por nossa equipe”, afirmou.

Por fim, o dirigente fez um breve relato sobre a mobilização constante e permanente da entidade em matérias de interesse da Magistratura que tramitam no Congresso Nacional, destacando a atuação, recentemente, na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na qual depois de muito trabalho obteve-se a exclusão do artigo que vedava a possibilidade de recomposição para todo o servidor público, o que permitiu ao STF incluir a previsão de reajuste na proposta orçamentária.

“Tenho acompanhado o trabalho em Brasília, essa interlocução com diversos atores: parlamentares, conselheiros, ministros… Enfim, todo esse trabalho associativo desenvolvido por Jayme de Oliveira à frente da AMB, e é muito importante que todos conheçam a dimensão desse trabalho”, relatou o presidente da Amapar, Geraldo Dutra.

Debate Institucional
O evento promovido pela Amapar, com apoio do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), reuniu, entre os dias 09 e 10 de agosto, magistrados e representantes do CNJ em torno de temas como eleições diretas, priorização do primeiro grau de jurisdição, judicialização da saúde e a utilização de inteligência artificial e inovações tecnológicas no sistema de Justiça. Palestraram no evento os conselheiros do CNJ, Francisco Luciano de Azevedo Frota, Maria Tereza Uille Gomes, Arnaldo Hossepian Salles, Henrique Ávila, e o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Wilson Freitas Junior.

Publicado em 11 de agosto de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro