Loman autoriza juiz presidir audiência armado, decide CNJ

A OAB-GO alega na ação que o magistrado quis intimidar as partes.

O porte de arma para defesa pessoal é prerrogativa dos magistrados prevista no art. 33, V, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). Com esse entendimento, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça arquivou, em sessão realizada na terça-feira (7), a Reclamação Disciplinar 0008000-23.2017.2.00.0000 contra um juiz federal que conduziu uma audiência armado. Por unanimidade, o colegiado seguiu o voto do relator do processo, ministro corregedor João Otávio de Noronha, que negou provimento ao recurso proposto pela seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil contra o arquivamento.

O julgamento do caso no CNJ começou no dia 5 de junho. Na ocasião, Noronha afirmou que diante da violência e dos perigos a que estão sujeitos os juízes brasileiros, em especial no interior do País, o local em que os magistrados mais precisam de uma arma é justamente a sala de audiência. A OAB-GO alega na ação que o magistrado quis intimidar as partes. “Para caracterização de desvio ético do magistrado não é suficiente um mero porte de arma, com um sentimento vago de intimidação alegado pela parte autora”, afirmou o ministro Noronha. Na época, ao acompanhar o relator, o conselheiro Aloysio Corrêa reforçou os argumentos apresentados pelo corregedor. “Não há restrição legal de arma em audiência, momento em que ele se encontra vulnerável. Se eu tenho porte e não posso usá-lo de que adianta?”, questionou.

Nesta terça-feira (7), o julgamento do processo foi concluído com a apresentação do voto-vista do conselheiro Luciano Frota. Ele concluiu que faltam provas de infração disciplinar porque não ficou configurado que o porte de arma teve um uso ostensivo. A ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltou que o CNJ examinou apenas o caso concreto e que não houve tomada de posição sobre essa matéria em tese.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CNJ

Publicado em 10 de agosto de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro