Com onze facadas durante uma transa garota mata ex-namorado

Defensoria pública alega insanidade mental em defesa da moça.

A vendedora Vânia Basílio Rocha, de apenas 18 anos, matou o ex-namorado durante uma transa. Após ser presa a mãe disse que não contrataria um advogado particular para retirar a filha da cadeia, que ficou em cela isolada no Presídio Feminino de Vilhena-Rondônia.

A genitora da garota informou que faria tudo por ela, alegando que a ama incondicionalmente, mas, que ela deveria se defender através de defensor público.

Declarou ainda, que a filha deve pagar pelo que fez, já que o justo é arcar com a responsabilidade de seus atos.

Apesar de fazer declarações e opiniões sobre o ocorrido, preferiu não se identificar.

Segundo apurações sobre o caso, a jovem no dia 30 de dezembro de 2015 fez uma lista com três nomes de futuras vítimas, confessando na polícia que queria matar alguém e que ficou assistindo a morte do rapaz olhando “olho no olho”.

Marcos Catanio Porto, que trabalhava como “editor de vídeos”, mas, estava desempregado, foi convidado pela garota para visitá-la em sua residência, e aceitou o convite, sem saber que estava sendo levado para à morte, pois durante o ato sexual foi assassinato a facadas.

Houve muita polêmica acerca de uma postagem compartilhada por Vânia de um blog para a sua página no facebook, na qual dizia: “Eu não fui uma má namorada, você quem me tornou”.

Segundo informações da mãe da garota, prestadas na polícia civil, em visível estado debilitado, afirmou que a moça apresentada um comportamento normal no convívio com a sua família, não entendendo a motivação para um ato de violência dessa natureza.

Através de informações de postagens nas redes sociais o irmão da vítima disse não acreditar no que aconteceu, e pede justiça, alegando que a moça iria prestar contas com DEUS.

Sem advogado particular a garota está sendo representada pela defensoria pública do Estado de Rondônia, que pediu que a garota fizesse um exame de sanidade mental, em virtude da forma como o crime ocorreu.

A defesa de Vânia após colher informações, depoimentos e entrevistas durante a instrução processual, entende que a garota sofre de distúrbio mental, e que no momento do crime não tinha consciência dos seus atos, sendo inimputável.

Se a defensoria não conseguir provar através do laudo pericial que a garota sofre de problemas mentais, certamente será julgada pelo Tribunal do Júri, do contrário será submetida a medidas de segurança.

O laudo pericial sobre a vítima informa que o rapaz sofreu 11 facadas, mas, a que o matou foi produzida no pescoço, já que atingiu a jugular provocando um choque hipovolêmico, que significa uma perda muito grande de sangue, e as demais nos braços, pernas, mão e abdômen.

A moça já se submeteu a dois exames de sanidade metal, e no realizado por último no mês de abril, já não sorria como no anterior, mas, respondeu às perguntas de forma tranquila e fria, não chorou nem demonstrou remorso ou arrependimento pelo bárbaro crime.

Aguarda-se o desfecho da ação penal que tramita na Justiça Criminal de Rondônia, sendo certo que o resultado do laudo pericial psiquiátrico será decisivo para o caso.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).


Publicado em 27 de junho de 2016

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro