Prerrogativas e direitos da magistratura são tratados pelo corregedor nacional de Justiça durante XXIII CBM

A AMB atua e atuará para que mais avanços possam vir em benefício do juiz.

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, afirmou que as garantias e as prerrogativas são estabelecidas como salvaguarda de uma jurisdição proferida por juízes isentos, que possam entregar uma prestação jurisdicional justa no sentido de celeridade e equilíbrio. “Nenhuma justiça melhorou tanto quanto a brasileira após a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Não pode ser visto como um órgão de terrorismo, mas sim de garantia e asseguramento dos princípios constitucionais que tangem o cargo de magistrado”, reiterou.

O ministro participou do XIII Painel – “Prerrogativas e Direitos da Magistratura” durante o último dia do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM). A palestra, neste sábado (26), foi presidida pelo vice-presidente de Prerrogativas da AMB e presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), José Arimatéa Neves. Também compuseram a mesa as diretoras da Secretaria de Prerrogativas da AMB, Maria Rita Manzarra e Euma Tourinho, e o ex-presidente da entidade Nelson Calandra.

Segundo Noronha, a principal atividade do Conselho Nacional de Justiça é dar eficiência à Justiça brasileira e não punir. “Mas se precisarmos punir, faremos por uma questão de Justiça. Temos que tomar as medidas cabíveis na Justiça brasileira para que alcancemos a eficiência desejada”, ressaltou.

O ministro apontou que situações como nepotismo e relação promiscua da jurisdição com a política são lamentáveis e verificadas pelo órgão, pois o magistrado não pode utilizar o poder para benefício próprio. “O Conselho foi a grande estabilização da magistratura. Possibilitou o afastamento do nepotismo, que se deu exatamente pela instalação do CNJ e pela determinação dos conselheiros de estabelecer regras limitadoras do uso do poder, de mostrar para cada um de nós que o poder era algo que nos serve apenas para desincumbir de nosso mister.”

O conferencista comentou que apenas uma minoria de magistrados descumpre a lei e compromete a magistratura como um todo: “Uma minoria prejudicando uma maioria e isso joga o jurisdicionado contra a magistratura. Há preocupação institucional louvável de blindar a imagem da magistratura”.

União e independência da magistratura também foram destacados pelo corregedor nacional de Justiça. “É na união que vamos construir a grandeza da magistratura. Em torno de um propósito: uma magistratura independente, que não se intimida”, frisou, complementando que “neste momento tão delicado que passa o Brasil, não precisamos ser artistas, precisamos ser juízes: serenidade, equilíbrio e espírito de solução justa”. Segundo ele, o vínculo do juiz é apenas com a Constituição e com a concretização dos Direitos Fundamentais.

Defesa da magistratura
O presidente da mesa, José Arimatéa Neves, comentou que o painel foi extremamente concorrido e “o ministro teve oportunidade de desmistificar a atividade da Corregedoria Nacional de Justiça na área disciplinar, de orientação e controle estatístico do Poder Judiciário. O ministro e os colegas, bem à vontade, e foi praticamente um diálogo a respeito das questões que afligem a magistratura”.

Para a diretora Maria Rita Manzarra, “o ministro Noronha é realmente uma pessoa diferenciada. À frente da Corregedoria realizou um trabalho exemplar e em suas manifestações públicas sempre defendeu a magistratura. A palestra proferida hoje foi muito rica e participativa, com o auditório lotado. O mandato do ministro no CNJ se encerrará em agosto, tendo sido o diálogo e as portas abertas à AMB uma marca da sua gestão. Esperamos do próximo corregedor, ministro Humberto Martins, que também esteve presente na palestra, a mesma disponibilidade e a manutenção da mesma linha de defesa da magistratura e de diálogo com as associações de classe”.

“O Corregedor Nacional de Justiça na sua fala se reportou à blindagem que o juiz deve ter enquanto magistrado para que não tenha que sofrer pressões indevidas de que classe for, de que ramo do Direito for. E prometeu à magistratura essa orientação de uma fiscalização sempre orientativa no sentido de não procurar punir o juiz num primeiro momento e sim procurar o contexto no qual ele trabalha, blindando o magistrado. A AMB atua e atuará para que mais avanços possam vir em benefício do juiz. A magistratura é muito idônea, trabalhadora, esforçada e merecemos um tratamento à altura dessa grandeza que representa a nossa carreira”, avaliou Euma Tourinho.

Publicado em 26 de maio de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro