CPI dos Maus-Tratos ouvirá em Vitória detentos acusados de abusos sexuais

A comissão deverá ouvir 11 pessoas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos irá colher o depoimento de detentos acusados de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes nesta quinta-feira (24) em Vitória. A reunião da CPI será realizada no Ministério Público do Espírito Santo a partir das 10h e incluirá a realização de uma audiência pública sobre a violência contra crianças e adolescentes naquele estado.

A comissão deverá ouvir 11 pessoas, das quais dez deverão esclarecer fatos narrados em inquéritos policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) do Espírito Santo. As convocações para os depoimentos são de outubro de 2017, mesma época em que a Polícia Civil realizou a Operação Luz na Infância, de combate a pedofilia e compartilhamento de pornografia infantil, ocorrida simultaneamente em 24 estados e no Distrito Federal.

No dia 17 de maio, uma segunda ação, intitulada Operação Luz na Infância 2, prendeu mais de 250 pessoas em flagrante e se tornou a maior do tipo realizada no país.

Debate

A violência contra menores será debatida principalmente por autoridades estaduais do Poder Judiciário e Executivo. Foram convidados Paulo Hartung, governador do Espírito Santo; Eder Pontes da Silva, procurador-geral de Justiça; Erick Musso, presidente da Assembleia Legislativa; Gladys Henriques Pinheiros, juíza da Vara da Infância e Juventude de Serra (ES); e Homero Mafra, presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo.

A lista de convidados inclui ainda os secretários de estado de Segurança, Nylton Rodrigues; de Educação, Haroldo Rocha; e de Saúde, Ricardo de Oliveira, além de Wylis Antonio Lyra, superintendente da Polícia Rodoviária Federal do estado e Galdene Miranda, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

Investigação

Nesta quarta-feira (23) às 10h, a comissão reúne-se para votar mais um pedido de depoimento para a oitiva no Espírito Santo. A CPI pretende ouvir o ginasta Matheus Ferreira Matos Ribeiro de Lara sobre as denúncias de abuso sexual, feitas por cerca de 40 atletas, contra o ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes.

O atleta também afirmou, em entrevista veiculada em 20 de maio, que o ex-técnico desviou verbas de incentivo ao esporte repassadas pela prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP).

No dia 16 de maio a comissão ouviu o ex-técnico, que negou todas as denúncias. Na ocasião, Magno Malta informou que também é conduzida uma investigação sobre desvio de recursos federais envolvendo Fernando de Carvalho Lopes. O senador anunciou ainda que pediria a quebra dos sigilos fiscal, telefônico e telemático do treinador referente aos últimos cinco anos.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 22 de maio de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro