Congresso será iluminado de verde para lembrar mês da Defensoria Pública

No Brasil há pouco mais de 6 mil defensores públicos estaduais e 601 defensores federais.

De 18 a 23 de maio, as cúpulas do Congresso Nacional serão iluminadas de verde para lembrar o mês da Defensoria Pública, atendendo a solicitação feita pela presidente da Associação dos Defensores (Adep) do Distrito Federal, Mayara Lima Tachy. O defensor público atende cidadãos que não têm condições de contratar um advogado particular, garantindo o direito de acesso à Justiça. É dele a responsabilidade de orientar, defender e promover os direitos humanos, em todos os graus, judicial e extrajudicial, de forma gratuita e integral.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), no Brasil há pouco mais de 6 mil defensores públicos estaduais e 601 defensores federais. No Distrito Federal, são 229 profissionais em atividade. Para Ricardo Pierre, vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF, a Defensoria Pública é uma instituição democrática e tem por vocação o cumprimento de objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

— É nosso papel promover o bem de todos, em especial daqueles em situação de maior marginalização, vulnerabilidade e discriminação — afirma.

Ainda de acordo com Pierre, o defensor público é agente político responsável pela assistência jurídica dos necessitados e, sobretudo, um garantidor da cidadania, “dando voz” e fazendo valer os direitos das pessoas que mais precisam. Para ter acesso ao serviço ofertado pela Defensoria Pública, o cidadão, comprovadamente necessitado, ou em situação de vulnerabilidade, deve procurar o núcleo de atendimento do órgão mais próximo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 16 de maio de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Juristas cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diáros da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro