Jayme de Oliveira recebe a Medalha do Mérito Eleitoral do DF

A solenidade ocorreu no Memorial JK em Brasília.

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (11), no Memorial JK, em Brasília, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, foi condecorado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) com a Medalha do Mérito Eleitoral.

A comenda, instituída em março de 2000, é a maior honraria concedida pelo Tribunal e tem por objetivo incentivar a cooperação com a Justiça Eleitoral e o exercício da cidadania, fortalecendo o ideal democrático. Trata-se de uma homenagem aos que se destacaram por seus relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Distrito Federal, nas categorias: Jurista (na qual está o dirigente da entidade), Servidor e Colaborador.

“É motivo de muito orgulho receber essa condecoração do TRE-DF ao lado de grandes nomes do Poder Judiciário, que também trabalham em prol de uma magistratura cada vez mais eficiente, dedicada e comprometida, especialmente, com o engrandecimento da Justiça Eleitoral”, disse Jayme de Oliveira.

De acordo com o presidente do TRE-DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, “é uma honrosa distinção àqueles que prestaram serviço notável à Justiça Eleitoral, com o intuito de disseminar a cidadania e os ideais democráticos que alicerçam a Justiça Eleitoral. Os agraciados são todos merecedores de carregar a Medalha, que nos induz a refletir sobre valores como a nobreza de seus atos”.

Desembargadores e membros do Conselho Tutelar do Mérito Eleitoral, que é responsável pela outorga, comentam a condecoração do presidente da AMB.

“Desde que Jayme de Oliveira se lançou candidato à presidência da AMB, nós nos alegramos, porque acreditávamos que ele tinha todos os atributos para fazer uma gestão extraordinária. De fato, ele não surpreendeu. Sua gestão tem agradado a todos nós, por ele ser um administrador eficiente, uma pessoa de trato, amável e tem sabido prestigiar os magistrados como ninguém. Então, nós lembramos de seu nome para ser agraciado por extrema Justiça”, revelou a desembargadora Carmelita Brasil.

Para o desembargador Carlos Divino Vieira Rodrigues, “Jayme de Oliveira é um grande republicano, um cidadão absolutamente democrático, participativo e que tem construído os consensos necessários a solucionar os conflitos coletivos pelos quais passa o Brasil. Não há possibilidade alguma de se alcançar esse objetivo sem a conciliação, e ele é, efetivamente, um grande conciliador”, elogia.

Além de Carmelita Brasil e de Carlos Divino Vieira Rodrigues, compõem o Conselho: o presidente do Tribunal e os desembargadores: André Macedo de Oliveira, Carlos Eduardo Moreira Alves, Everardo Ribeiro Gueiros Filho, Maria Ivatônia Barbosa dos Santos, e da secretária da Medalha, diretora-geral Lídia Maria Borges de Moura.

Dentre outras autoridades reconhecidas na categoria Jurista, estavam a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o ministro aposentado e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Evandro Gueiros Leite; o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins; o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB); e os juízes Jayder Ramos de Araújo e Márcio Evangelista Ferreira da Silva. Ao todo, 17 juristas, 21 colaboradores, e 19 servidores receberam a Medalha neste ano.

Da AMB, participaram a vice-presidente Administrativo, Maria Isabel da Silva; a vice-presidente de Direitos Humanos, Julianne Marques; e a diretora Maria Rita Manzarra. Compareceram, ainda, outros magistrados, ministros, advogados, servidores públicos, além de personalidades ou instituições civis e militares cuja cooperação tenha propiciado a efetiva melhoria e dinamização do serviço eleitoral.

Publicado em 11 de abril de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Juristas cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diáros da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro