Comissão aprova validade mínima de 36 meses para milhas dos programas de fidelidade

O consumidor deverá ser avisado com 90 dias de antecedência sobre qualquer alteração no regulamento do programa.

Pontos e milhas dos programas de fidelidade não poderão expirar em prazo inferior a 36 meses, contados a partir da data em que foram creditados na conta do consumidor. A regra está prevista em projeto aprovado nesta quarta-feira (21) na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). A proposta, que estabelece normas a serem observadas pelos programas para incentivo à fidelidade de clientes, seguirá para votação em Plenário.

De acordo com o PLS 642/2015, o consumidor deverá ser avisado com 90 dias de antecedência sobre qualquer alteração no regulamento do programa. A proposta prevê ainda a possibilidade de transferência dos pontos em caso de sucessão e herança ao cônjuge e aos parentes consanguíneos colaterais, ascendentes ou descendentes. A exigência de saldo mínimo para transferência de bonificações, pontos ou milhas fica vedada.

Apresentada pelo senador Magno Malta (PR-ES), a proposta tramita em conjunto com o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 124/2015, que foi rejeitado pela comissão. O senador Airton Sandoval (PMDB-SP) leu o relatório pela aprovação do texto e disse que os pontos acumulados pelo consumidor não surgem de graça.

— Os pontos recebidos e acumulados pelo consumidor são originários de seus gastos nas relações de consumo de que participa e, portanto, não são uma benesse em favor deste ou daquele fornecedor — explicou.

O projeto previa a validade indeterminada dos pontos acumulados pelo consumidor. O texto aprovado, no entanto, autoriza o prazo de validade por considerar que a indeterminação poderia motivar medidas por parte dos fornecedores, como a diminuição na concessão de pontos ou milhas, assim como a desvalorização da bonificação por não conferir previsibilidade de uso.

Com informações da Rádio Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 21 de março de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro