Nota em defesa do ministro Luís Roberto Barroso

O “surto absolutista” parece contaminar muita gente atualmente, mas seguramente não o Ministro Luís Roberto Barroso.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que reúne mais de 14 mil juízes das esferas estadual, federal, trabalhista e militar, vem a público alertar a sociedade civil para os ataques constantes à independência do Poder Judiciário.

A mais nova vítima desses ataques foi o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, ameaçado publicamente de sofrer processo de impedimento em razão exclusiva de sua atuação jurisdicional.

As tentativas de fragilização e intimidação da Justiça brasileira não escondem o propósito de enfraquecer a democracia e desviar a atenção da sociedade para os reais problemas que o Brasil enfrenta, especialmente os elevados níveis de corrupção que atingiram setores da administração pública.

O “surto absolutista” parece contaminar muita gente atualmente, mas seguramente não o Ministro Luís Roberto Barroso.

O ministro exerce sua função de acordo com a Constituição, em atuação isenta e firme, com a qual se pode concordar ou não, mas aos homens públicos compete manter o equilíbrio e a responsabilidade na preservação dos valores mais elevados para a República e muito especialmente a harmonia e independência entre os Poderes, nos exatos termos da Constituição.

Jayme de Oliveira
Presidente da AMB

Publicado em 16 de março de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro