Senado aprova PEC que garante amparo à mulher vítima de violência

O texto dá nova redação ao inciso II do artigo 203 da Constituição Federal para ampliar o alcance do dispositivo.

Por 63 votos, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (15), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2012, que acrescenta, aos objetivos da assistência social, o amparo à mulher vítima de violência. Aprovada por unanimidade nos dois turnos de votação, a proposta é da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), e agora será encaminhada para a Câmara dos Deputados.

O texto dá nova redação ao inciso II do artigo 203 da Constituição Federal para ampliar o alcance do dispositivo, incluindo a proteção à mulher vítima de violência ao lado da que é devida a crianças e adolescentes carentes. A proposta estabelece ainda que a assistência social será prestada “a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social”.

— [A proposta] significa muito para as mulheres pobres e humildes, que estão mais sujeitas à violência de gênero — afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) destacou que, com a aprovação da PEC, a defesa da integridade física e mental da mulher passa a ser um dever do Estado.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lembrou que a violência contra a mulher é “sorrateira”, muitas vezes ocorrendo no ambiente doméstico e provocada por pessoas mais próximas da vítima, como os próprios companheiros e filhos.

E a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) afirmou que a proposta inova ao incluir o amparo à mulher vítima de violência no capítulo da Assistência Social da Constituição.


Publicado em 15 de junho de 2016

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro