José Bonifácio ganha o título oficial de Patrono da Independência do Brasil

É o que determina a Lei 13.615/2018.

O estadista José Bonifácio de Andrada e Silva passou a ser considerado oficialmente o Patrono da Independência do Brasil. É o que determina a Lei 13.615/2018, publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 94/2017, aprovado em dezembro de 2017 no Senado Federal.

Para o relator do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), embora José Bonifácio seja considerado como o arquiteto do processo de independência (consolidado em 1822), faltava ainda "o reconhecimento oficial por parte do Estado brasileiro".

— Esteve na vanguarda da luta autonomista. Em 1821, quando a Corte portuguesa determinou que Dom Pedro retornasse a Portugal, Bonifácio escreveu-lhe uma carta solicitando que ficasse no Brasil. Certamente deve-se à influência dele a adesão de Dom Pedro à causa. Há autores inclusive que consideram que foi graças à sua orientação que a independência se deu sem choques — afirmou Anastasia.

Outras leis

Outra lei publicada nesta sexta-feira foi a Lei 13.617/2018 (proveniente do PLC 51/2016), que institui o dia 26 de junho como a Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil.

Foi publicada ainda a Lei 13.616/2018 (do PLC 43/2017), que denomina Ponte Lupicínio Rodrigues a ponte sobre o rio Gravataí, construída na rodovia BR-448, no município de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 12 de janeiro de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro