Condenado por tráfico de drogas poderá cumprir pena em regime aberto, por ser réu primário

O STJ concedeu habeas corpus para um condenado por tráfico de drogas cumprir pena em regime aberto.

Um habeas corpus ajuizado no STJ – Superior Tribunal de Justiça por um condenado por tráfico de drogas e sentenciado a 1 ano e 8 meses de reclusão por portar 20,75 gramas de cocaína, teve sucesso na concessão da liminar que favoreceu o condenado a cumprir a pena em regime aberto.

Foi o que decidiu a ministra Laurita Vaz, sob a alegação de que seria ilegal manter o condenado preso provisoriamente por quas dois sextos de sua pena, já que o condenado estava preso provisoriamente há mais de cinco meses.

O suporte legal para a decisão da presidente do STJ foi o habeas corpus 11.840, que tramitou no STF – Supremo Tribunal Federal, no qual foi afastada a obrigatoriedade do regime inicial fechado para os condenados por tráfico de drogas.

Desta forma o condenado será transferido para o regime aberto até o julgamento do mérito do recurso em habeas corpus ajuizado no STJ, o qual será julgado pela 6ª Turma da Casa de Justiça.

O STF em junho de 2017, decidiu por maioria, que o crime de tráfico privilegiado de drogas não tem natureza hedionda, daí a pena pode ser reduzida de 1/6 a 2/3, bastando que o acusado seja primário e tenha bons antecedentes, e ainda, que não seja uma pessoa ligada às atividades criminosas, com respaldo no artigo 33, parágrafo 4º da Lei nº 11.343/2006, Lei de Drogas.

Para os leitores que têm interesse em maiores detalhes da decisão, segue o número do processo: RHC 79.373.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 12 de janeiro de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro