Mulheres advogadas paraibanas, parabéns

As advogadas paraibanas, agora, por lei, têm seu dia.

Dia 17 de novembro é o dia das advogadas paraibanas, sendo esse dia reconhecido oficialmente, através da Lei nº 11.020/2017, que criou o dia da mulher advogada no Estado da Paraíba, cujo dia deverá ser comemorado todo ano, sendo o marco o dia 17 de novembro de 2017, tendo em vista que a mencionada lei foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba no dia 16 de novembro de 2017.

A sansão da lei pelo governador do Estado foi comemorada pelo presidente da OAB-PB, o Dr. Paula Maia, que denunciou que o projeto foi idealizado pela presidente da comissão da mulher advogda da OAB-PB, a Drª Carol Lopes.


O projeto da Drª Carol Lopes foi acolhido pela deputada e advogada Camila Toscano, autora no projeto na Assembléia Legislativa da Paraíba.

O dia 17 de novembro foi escolhido para a homenagem em virtude de ter sido o dia no qual a primeira mulher fez a sua inscrição na OAB-PB, na época em que a Ordem ainda se chamava Instituto dos Advogados.

A primeira advogada a ser inscrita na Ordem foi a Drª Lylia Guedes, nascida em 1900 e credenciada advogada em 1932, conquistando o número 63 na inscrição.

Não é justo deixar de registrar, que a Drª Carol Lopes é filha de uma mulher advogada, que a OAB-PB teve a honra de tê-la em seus registros devido a sua trajetória jurídica de louvores pela atuação correta e competente na defesa dos direitos dos seus constituintes, carreira jurídica que foi interrompida com o seu falecimento em virtude de um lamentável acidente no trânsito.

A homenagem às mulheres advogadas foi merecidíssima, e o destaque faz um registro histórico para a advocacia paraibana, que merece aplausos de toda a sociedade brasileira.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 23 de novembro de 2017

Perguntas Relacionadas