Lamachia desagrava advogado durante ato público em Juiz de Fora

O desagravo foi em favor do advogado Alexandre Franz Carvalho.

Brasília (DF) – Durante sua passagem pela Subseção mineira de Juiz de Fora – onde proferiu palestra sobre o momento político do país – o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, conduziu nesta quarta-feira (11) o ato de desagravo público a favor do advogado Alexandre Franz Carvalho.

O ato aconteceu no início da tarde, em frente ao Fórum Benjamim Colucci, e reuniu dezenas de profissionais da advocacia após convocação da OAB Juiz de Fora. O fato que gerou o desagravo se deu em uma audiência, da qual Alexandre foi retirado durante seu exercício profissional por ordem do juiz de direito da 2ª Vara cível, Luiz Guilherme Marques.

Lamachia promoveu o desagravo em frente ao Fórum. “Me dirijo diretamente ao Alexandre para fazer o uso da palavra. E ao ver um colega com essa postura, com essa retidão, com tamanha firmeza ao enfrentar a situação adversa com coragem e determinação, estou aqui a dizer enquanto presidente nacional da Ordem que tenho grande honra em ver a advocacia bem representada por vossa excelência. Receba, em nome de mais de um milhão de advogados e advogadas, a nossa solidariedade”, disse.

O presidente enfatizou, ainda, que “o ato de desagravo público é, antes de mais nada, o momento em que a instituição presta solidariedade a um colega agredido, desrespeitado nas suas prerrogativas profissionais, garantidas por lei federal”.  

Guilherme Freire de Andrade Ramos, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Juiz de Fora, também se pronunciou. “O momento é de tristeza e reflexão por causa da flagrante violação de prerrogativas, mas ao mesmo tempo ficamos felizes ao ver a união da advocacia materializada com a presença de tantos colegas aqui reunidos. Nenhum fato como este será jogado para baixo do tapete, todos os colegas vítimas de desrespeito serão atendidos com o mesmo destemor”, afirmou.

O advogado desagravado, Alexandre Franz Carvalho, também se pronunciou no ato. “Na mesma medida em que devemos respeito às autoridades públicas, merecemos e precisamos ser respeitados. Nossas prerrogativas não são privilégios, são ferramentas que a advocacia deve ser usar enquanto parte indispensável à administração da Justiça. Nossa profissão é uma verdadeira missão”, encerrou. 


Publicado em 11 de outubro de 2017
Fonte: Portal OAB

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro